Como ser motorista uber em Portugal – Quanto ganha o condutor

Na prática, depois de cumpridos os requisitos que pode ver no site da uber Portugal que são:

  • Ter mais de 21 anos.
  • Não ter tido acidentes nos últimos 3 anos
  • Ter o registo criminal limpo.

e por fim…:

A HISTÓRIA DO AVERBAMENTO DO TIPO 2 NA CARTA DE CONDUÇÃO

Faz-se muita confusão com averbamento do tipo 2.

Mas você só tem que procurar uma escola de condução na sua zona que faça o tal averbamento do tipo 2 na sua carta de condução. Que lhe permite transportar pessoas/passageiros.

Fica-lhe em cerca de 120 a 150 euros esse averbamento porque inclui:

O atestado do médico. O atestado do psicólogo.

O psicólogo só pergunta se costuma beber, etc. nada de mais. Passa-lhe logo o atestado.O médico só pergunta se costuma sentir tonturas, etc. também não é nada de especial, passa-lhe logo o papel também.

Depois a escola de condução trata do resto, isto é, submete os relatórios e “saca” depois o papel para a emissão de nova carta de condução. As novas cartas de condução já nem têm a morada. A minha veio com o averbamento 2 na parte de trás, e à frente, é a foto e pouco mais. Muito simples.

PROCURAR UM PARCEIRO QUE TENHA CARRO PARA VOCÊ CONDUZIR

Basta procurar no olx. Pedem sempre motoristas uber. Os carros não podem ter mais de 8 anos. Como já reparou os carros da uber são sempre muito recentes.

Você fala com o parceiro, dono do carro, que lhe pede o seguinte:

  • Ele pede-lhe cópia do cartão de cidadão
  • Cópia da carta de condução (pode ser a antiga sem o averbamento),
  • do papel com o averbamento da escola de condução (eles na escola passam e esse papel serve, ou seja, não precisa de ficar à espera que venha a nova carta de condução)
  • Pede-lhe também uma foto. Que é a foto de apresentação. Tipo passe. Mas essa foto você pode depois mudar na aplicação de motorista uber a qualquer altura, para tal basta editar e carregar depois outra foto sua. Essa foto é a que o cliente na respectiva aplicação de cliente uber.
  • Pede-lhe o registo criminal. Este, tira-se facilmente num tribunal da sua zona, na parte administrativa e custa apenas 5 euros. É apenas uma folha que, atenção, tem que ter a indicação de que envolve o contacto regular com menores. E tem lógica, porque de facto vai acontecer transportar os miúdos de casa para a escola, etc.

De resto, a uber depois é sempre rápida a responder e a validar os documentos. Desde que estejam nítidos e legíveis está tudo bem.

Você “saca” a aplicação uber de motorista no Google play por exemplo e depois vai ver que é muito intuitiva e fácil de se mexer.

Basicamente tem o separador dos ganhos, onde pode ver quanto já ganhou.

O separador das avaliações: atenção que são de 1 a 5 estrelas e tem que ter média no mínimo de 4,5 estrelas. Esta é a média mínima em Lisboa.

Ao final de 100 e tal viagens eu tinha média de 4,86. Já era Uberstar – por ter média superior a 4,85 (que é o mínimo para se ser considerado UberStar).

De resto todos começamos como uber X.

As avaliações são simples, isto é, o cliente dá-lhe 5 estrelas se gostou e 2 ou 3 estrelas se não gostou de algo. Basicamente é por aí. Desde que você lhe abra a porta, tenha o carro sempre limpo, não seja um perigo a conduzir na estrada, você conseguirá sempre boas avaliações de 5 estrelas.

Você como motorista também avalia o cliente. Ou seja, o cliente também tem a sua média própria de 4 ou 5 ou 3,5 estrelas, etc.

Agora a parte que todos querem também saber – ainda mais do que como o cliente chama ou não chama, como você aceita a viagem ou não aceita, a questão é – QUANTO SE GANHAR COMO CONDUTOR DA UBER EM PORTUGAL Hehe

Vamos lá ver então:

Com 8 horas diárias faz cerca de 80 a 90 euros por dia que são uma média de transporte de 13 passageiros por dia.

Ou seja, você na aplicação vê por exemplo ao fim do primeiro dia e depois de ter conduzido 8 horas e ter feito 13 viagens, vê lá 80 euros.

Ora bem, 35% são para si certo? É a sua comissão. E 65% são para o dono do carro.

O dono do carro é que suporta o gasto da gasolina ou gasóleo diário

Por exemplo, se fizer 16 ou 17 viagens em 10 horas e der 100 euros, as contas são simples.

Se a sua comissão for de 35% são 35 euros para si certo? E 65 euros para o dono do carro. Nesses 100 euros a uber já não mexe. Com os tais 15%, pois a uber já se descontou desse valor, isto é, a margem de lucro da uber já foi salvaguardada.

Se conduzir 6 dias por semana e ganhar 30 euros por dia, no final do mês são cerca de 720 euros certo? Tem que passar depois recibo verde ao dono do carro.

QUANDO SE RECEBE O DINHEIRO

É assim, a uber paga ao dono do carro à segunda-feira. O dono do carro na terça-feira já tem o dinheiro disponível. Portanto transfere para si. Se transferir nessa mesma terça, você motorista, recebe à quarta-feira.

Nota: Desconfie de quem lhe diz que vai pagar ao mês. Porque a uber paga à semana. E já se tem ouvido por aí histórias de maus pagadores. Você deve receber à semana, porque a uber também paga ao dono do carro à semana.

Para já é tudo. Alguma dúvida deixem comentário no fim do artigo.